Dep. Luciana Genro participa de entrevista e relata denuncias de perseguição e assédio moral às praças da BM.
Nesta segunda-feira, (20/03) ocorreu na Rádio Studio 190 a entrevista com a Deputada Estadual Luciana Genro do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL-RS.
Foram abordados vários temas sobre política, mas em especial sobre a sua atuação denunciando as diversas violências moral e de assédio levados ao seu gabinete. Reforçou que a forma que os praças são tratados por certos oficiais, tem sido uma das causas que tornam os policiais mais violentos, muitas vezes externando suas angustias e frustrações muitas vezes em um cidadão de bem em uma abordagem. Outro ponto alvo da entrevista diz respeito ao elevado número de suicídios no ano de 2023, chegando a 04 em apenas 03 meses.
Perguntada pelo entrevistador Gilson Noroefé sobre a recorrência desses relatos, se poderiam ser pontuais e a que a deputada atribui essas supostas perseguições a deputada voltou a afirmar que a causa destas condutas é a essência de uma polícia militarizada que tem uma cultura da guerra inadequada para uma sociedade democrática.
A deputada, com os relatos que tem recebido, atribui que os suicídios podem ser em função de perseguições por parte de seus superiores. Policiais que quando são identificados como suspeitos são afastados das funções acarretando prejuízos pessoais e constrangendo os servidores.
A deputada anunciou durante a entrevista que após a tomada de assinaturas de parlamentares, constituiu a Frente parlamentar em defesa dos praças da Brigada Militar que pretende evoluir no sentido de detectar e cobrar das autoridades uma solução para este grave problema que afeta os praças da BM.